Iniciada nesta quarta-feira (17) a segunda fase da vacinação em massa, testada ineditamente pelo Instituto Butantan em Serrana, o diretor da entidade, Dimas Covas, comemorou a adesão à etapa inicial e disse estar ansioso para ter acesso aos resultados.
A fala foi feita no próprio município, durante visita a região de Ribeirão Preto e reunião com parte da equipe de pesquisadores. Na ocasião, medidas deste novo estágio também foram discutidas.
“O que nos foi passado é que, na primeira fase, mais de 27 mil adultos foram vacinados. Mais de 97% da população-alvo foi atingida. Portanto, foi uma primeira fase de absoluto sucesso”, descreveu.
O objetivo do projeto é entender como a vacina contra a covid-19 funciona quando aplicada em comunidade e quantas pessoas precisam estar imunizadas para que a maioria fique protegida. Além disso, o instituto visa obter respostas relacionadas ao tempo de segurança.
“Precisamos da finalização do estudo para chegarmos as conclusões finais. É possível que nesse intervalo de seis semanas [desde o início das aplicações]dados parciais apareçam, mas nós vamos aguardar os dados oficiais para divulgar”, finaliza Covas.
Com o andamento do calendário de distribuição das doses, a expectativa é que os reforços sejam feitos até domingo (21), de acordo com a distribuição por cores da cidade, em todos os voluntários do estudo. Até lá, mais 6.500 vacinas devem ser ministradas pelos profissionais da Saúde.