A companhia aérea Gol realizou uma parceria com a Voepass, de Ribeirão Preto, para buscar turistas que estavam em Fernando de Noronha aguardando transporte para o Recife. A própria Gol confirmou ao acidade on que a operação foi realizada nesta quarta-feira (19) com sucesso.
Há cerca de uma semana, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu que aeronaves a jato operassem no aeroporto de Fernando de Noronha, por tempo indeterminado, devido à necessidade de manutenção da pista. Essa decisão impactou diretamente os dois voos diários que a Gol fazia entre o continente e o arquipélago, que tiveram que ser suspensos. Gol não informou o número de turistas que saíram da ilha hoje com a Voepass.
De acordo com decisão da Agência Nacional de Aviação Civil, a degradação em alguns trechos da pista oferece risco à segurança dos passageiros e tripulantes, além de danos aos motores, à fuselagem e aos pneus das aeronaves. Isso ocorre quando a pista é submetida às operações com as aeronaves turbojato.
Aérea de Ribeirão Preto serve palito de chocolate e cerveja nos voos
Ribeirão vai ter voos diretos para 7 cidades do Nordeste no Verão
A situação no aeroporto Governador Carlos Wilson deve durar pelo menos mais dois meses. O governo de Pernambuco, que administra o local, confirmou que a recuperação da pista de pouso e decolagem começou no dia 6 de outubro e está prevista até dezembro. Após a conclusão dessa fase acontece uma nova vistoria da Anac.
Na semana passada, a companhia Azul passou a operar com cinco voos diários para Noronha com aeronaves do tipo turboélice, ATR, liberadas pela Anac.
O acidade on questionou a Gol se aeronaves da Voepass também serão usadas para atender os turistas com passagens aéreas já compradas. “Não é possível afirmar isso. Todas as informações adicionais sobre novas operações em parceria com a Voepass na ilha, caso ocorram, serão passadas em momento oportuno”, informou a Gol, por meio da assessoria.