Ribeirão Preto tem registrado nestes dias um clima mais ameno durante a noite e madrugada.
Mas, por que tem feito esse fiozinho fora de hora, às vésperas do verão?
O Climatempo explica que a temperatura mais agradável é resultado do ar frio de origem polar, que está associado à frequente passagem de frentes frias pela costa paulista.
Esta condição não permite que o calor se prolongue por muitos dias, como seria comum nesta época do ano, na transição da primavera para o verão, conforme o Climatempo.
MAIS: Saiba como fica o tempo nesta quinta-feira em Ribeirão Preto
“As massas de ar frio de origem polar de algumas destas frentes frias têm chegado ao Brasil com força acima do normal para esta época do ano. Este é um dos efeitos do fenômeno La Niña [resfriamento das águas do Oceano Pacífico] sobre o clima do Brasil nesta primavera que está terminando. Outra consequência é grande redução das precipitações sobre a maioria das regiões dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e da região Sul do Brasil”, diz o serviço de meteorologia.
Fenômeno climático La Niña
O Climatempo indica que o verão de 2022 também seja com a influência do La Niña.
“Por isso, os paulistas não devem se surpreender com mais episódios de frio atípico ao longo da estação. As quedas repentinas de temperatura, as grandes oscilações em poucos dias vão continuar ocorrendo no verão”, alerta.
O verão começa às 12h59 do dia 21 de dezembro e prossegue até as 12h33 de 20 de março de 2022, pelo horário de Brasília.