A Prefeitura de Ribeirão Preto abriu licitação, nesta terça-feira (11), para reforma e restauração da avenida Nove de Julho, no trecho que fica entre a avenida Independência e a rua Amador Bueno, região central. A obra, estimada em R$ 18 milhões, faz parte do Programa Ribeirão Mobilidade.
Muitos internautas questionaram o acidade on, nas redes sociais, se os paralelepípedos serão retirados para dar lugar ao asfalto. A resposta é não. O trecho que vai passar pela reforma e restauração é tombado como patrimônio histórico da cidade e não pode sofre grandes alterações.
No final do ano passado, em oitiva na Câmara de Vereadores, o secretário municipal de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro, deu detalhes da obra. A intervenção prevê a colocação de duas galerias de água pluvial de grande porte ligando as avenidas Nove de Julho e Francisco Junqueira. As ruas São José e Marcondes Salgado vão receber as galerias – a meta é amenizar as enchentes que ocorrem naquele trecho da cidade.
Quanto aos paralelepípedos, um problema histórico da avenida, o secretário informou que será feita uma escavação no solo de aproximadamente 50 cm para a colocação de uma base de concreto. Os paralelepípedos serão recolocados sobre essa base para que eles não afundem mais.
Além dos paralelepípedos, o canteiro central e o formato paisagístico da avenida também são tombados. Assim, o projeto do corredor do transporte coletivo urbano não pode promover mudanças radicais no visual da avenida. Para ver mais detalhes da licitação, clique aqui.