- Publicidade -
CotidianoEntenda o que foi o clarão no céu registrado em alguns locais do Brasil

Entenda o que foi o clarão no céu registrado em alguns locais do Brasil

Entre a noite de quinta (24) e a madrugada de sexta (25) um clarão no céu foi registrado no Rio Grande do Sul; em Goiás um meteoro também foi visto

- Publicidade -

Um clarão no céu do Rio Grande do Sul entre a noite de quinta-feira (24) e a madrugada desta sexta-feira (25), chamou a atenção de moradores. Diversas fotos e vídeos foram postados em redes sociais, alguns expressando preocupação.

No primeiro momento, o fenômeno foi tido como um meteoro, mas especialistas explicam que, na verdade, se tratava do estágio de um foguete.

- Publicidade -

“A resposta para o facho de luz no céu não é nenhuma rocha espacial. O que se viu no céu do Rio Grande do Sul foi a reentrada do estágio superior de um foguete russo Soyuz SL-4 RB lançado na última terça-feira do Cazaquistão”, explicou a Metsul, citando o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network na Região Sul.

VEJA TAMBÉM

Veja como participar do mutirão da renovação da CNH em Ribeirão Preto

Música, skate, teatro, gastronomia: Veja opções para curtir o final de semana em Ribeirão

- Publicidade -

O foguete foi lançado às 22h08 (horário de Brasília) no Cosmódromo de Baikonur, que é administrado pela Rússia. Ele transportava uma espaçonave robótica de carga e três toneladas de suprimentos para a Estação Espacial.

“O estágio (nome que se dá a uma das partes do lançador) reingressou no Rio Grande do Sul”, relatou a Metsul. Foi isso que gerou o facho de luz. A reentrada de lixo espacial não é incomum, e há milhares deles orbitando o planeta. O próprio lançamento de foguetes deixa detritos no espaço.

“Alguns objetos em órbitas inferiores de algumas centenas de quilômetros podem retornar rapidamente. Frequentemente, voltam à atmosfera depois de alguns anos e, em sua maior parte, queimam – por isso não chegam ao solo”, destacou a Metsul.

Na noite de quarta-feira (23), um clarão também foi visto por moradores de Caldas Novas, em Goiás. Nesse caso, tratou-se mesmo de um meteoro. Desde o mês passado, aconteceu a chuva de meteoros Perseidas, cujo pico pôde ser visto no Brasil entre os dias 14 e 15 deste mês. O fenômeno se encerrou na quinta-feira.

LEIA MAIS

Saiba o preço da Ferrari queimada por Cody Detwiler

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -