- Publicidade -
CotidianoEntenda porque a onda de frio mudou para calor em Ribeirão

Entenda porque a onda de frio mudou para calor em Ribeirão

Meteorologista aponta panorama para o clima em Ribeirão Preto na fase final do inverno 2021

- Publicidade -

(Foto: Ricardo Canaveze/ACidade ON)

 
No início de agosto, alguns serviços meteorológicos informaram que o mês de agosto poderia ter três frentes frias em Ribeirão Preto. Contudo, a previsão para os próximos dias aponta para o aumento das temperaturas na cidade, podendo chegar a máxima de até 37ºC na próxima semana. 

Segundo o canal Climatempo, as temperaturas ficarão elevadas em boa parte do interior de São Paulo, por conta de uma onda de calor proveniente da região Centro-Oeste do País. Isso acarreta em vento mais quentes, que contribuem para o tempo seco e aumento das temperaturas no interior do Estado de São Paulo.  

- Publicidade -

De acordo com o meteorologista Franco Villela, chefe da seção de previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), essas condições climáticas que atingem a região norte do estado, onde fica Ribeirão Preto, pode ser caracterizado como veranico.  

Ou seja, a região pode sofrer com alguns períodos prolongados sem chuva e com temperatura mais elevada, o que é normal entre agosto e início de setembro. Com isso, os dias também podem registrar dias seguidos de baixa umidade do ar, o que também é recorrente na região.  

Villela ainda explica que há previsão de declínio significativo de temperaturas para a faixa leste do estado, próximo do litoral e do Vale do Ribeira, para quarta-feira (11), mas para a região de Ribeirão Preto e para o norte do estado não há mudança significativa para os próximos 10 dias.  

“O panorama após esse período não se mostra favorável à incursões de massas de ar frio até o dia 25 de agosto, pelo menos. Como o inverno astronômico vai até o dia 22 de setembro, não podemos descartar a incursão de outra massa de ar frio até lá, contudo, a probabilidade maior é que, havendo, não seja tão acentuada quanto a última de final de julho”, completou o meteorologista.  

Ele ainda disse que a fase final do inverno deve ter predomínio de tempo com pouca nebulosidade, baixa umidade do ar, temperaturas máximas acima da média e temperatura mínimas “de normal a ligeiramente acima da média climatológica”, completa.

- Publicidade -

- Publicidade -
Leonardo dos Santos
Leonardo dos Santos
Jornalista formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá e egresso da Universidade de São Paulo. Cobriu as campanhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2022, e ficou de olho na passagem da seleção francesa por Ribeirão Preto na Copa do Mundo de 2014. E-mail: leonardo.santos@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -