- Publicidade -
CotidianoEntre armadilhas e sonhos, como tomar as rédeas da sua vida financeira?

Entre armadilhas e sonhos, como tomar as rédeas da sua vida financeira?

Dona Elenir lutou contra armadilhas do crédito e busca recomeço; Rafael Parão investiu na empresa, gerando crescimento e benefícios para funcionários

- Publicidade -

Como vai a sua vida financeira? Estamos sempre falamos sobre guardar dinheiro, fazer uma reserva, mas com conta tanta conta, nem sempre essa é uma missão fácil. Às vezes parece até que o dinheiro fala outra língua, não é mesmo?

Na idade média, as bibliotecas eram raríssimas e praticamente monopolizavam o conhecimento. Quem tinha acesso aos livros aprendia, quem não tinha, seguia sem entender o mundo.

- Publicidade -

Hoje, o conhecimento se democratizou. Porém, as armadilhas também evoluíram e aprenderam o caminho até o nosso bolso. Neste caso, até o bolso da dona Elenir.

Na ponta da agulha, com a tesoura na mão, ela é mestre. Poderia dar aula em universidade. Mas enquanto trabalhava nas cores dos tecidos, em 2017, ela fez um empréstimo para pintar a casa. E aí fez outro e outro.

“Eu devo ter uns cinco [empréstimos]. Estou pagando uns cinco”. Após o primeiro empréstimo, as financeiras começaram a ligar e ela acabava renovando o crédito, mesmo sem querer. Dessa forma, dona Elenir acabou perdendo o ponto.

“Eu já quase discuti com a menina. Ela falou assim ‘não, a senhora não pode sair, a senhora já é cliente da gente, temos liberado R$ 1.800 para senhora’ ai eu falei que não estava precisando, falei que não queria, e eles insistem. Você acaba ficando nervosa”

Elenir Fradique – Costureira

Com o pouco da aposentadoria e muito esforço na costura, ela está conseguindo alinhar uma saída para voltar a dormir e para recomeçar. “Agora eu falo: ‘não vou fazer mais’. Eu quero acabar isso, quero terminar minhas contas”.

Dinheiro é bom, mas atitudes movem montanhas

Responda em poucos segundos: o que você faria com R$ 53 milhões? O empresário Rafael Parão teve um mês para dar essa resposta. No final, ele gastou tudo e está feliz da vida! 

- Publicidade -

Aplicou o dinheiro na firma, nos funcionários, na ampliação da empresa de painéis e centrais elétricas de grande porte e diz que isso é muito melhor que loteria, afinal, dinheiro é bom, mas atitudes movem montanhas.

Desde dezembro a empresa saltou de 100 para 350 funcionários. Há cinco anos, era uma, hoje são quatro unidades. A capacidade de produção mais que dobrou e hoje eles exportam tecnologia para o Japão.

Aliás, os benefícios dos negócios se espalham pela fábrica. A empresa de Rafael oferece cursos gratuitos, como inglês e computação, para funcionários e para os familiares de quem trabalha no local, mas será que isso não sai caro?

“Não! Isso é valor. Existe a diferença entre preço e valor. Isso é um valor que a gente segue na no nosso instinto de empresa e eu acho que não tem caro ou barato. É valor”

Rafael Parão – Empresário

Começar bem

Essas e outras histórias fazem parte de uma série de reportagens especiais da EPTV, que vai mostrar pessoas que resolveram virar a chave e mudaram de rumo para aproveitar as oportunidades.

As histórias inspiradoras de pessoas e metas para 2024 serão exibidas todos os dias no EPTV 2, às 19h, até o sábado (24). As reportagens também estarão disponíveis no Globoplay de forma gratuita (clique aqui).


SAIBA MAIS

Veja quem tem direito ao lote residual de restituição do Imposto de Renda

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Como é o atendimento médico no BBB 24?

- Publicidade -
Vítor Neves
Vítor Neves
Graduado em jornalismo pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuou como assessor de imprensa, coordenador de podcast e produtor de conteúdo. Foi estagiário da EPTV, afiliada da TV Globo, e auxiliou em grandes coberturas, como pandemia de Covid-19 e eleições.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -