Alunos, professores e outros profissionais da escola municipal Ana Maria Chúfalo, no Jardim Roberto Benedetti, na zona Leste de Ribeirão Preto, não voltaram para as aulas presenciais na última segunda-feira (20). Isso porque, uma professora foi diagnosticada com covid-19.
Segundo a secretaria da Educação, a professora testou positivo para covid-19 no dia 19 de setembro, um dia antes do retorno na rede municipal. A profissional havia ido para escola na sexta-feira anterior, dia 17.
A educadora já foi vacinada com as duas doses da vacina contra covid e passa bem. De acordo com a pasta, a volta das aulas presenciais foi postergada para o dia 30 de setembro, por conta disso.
“Visando cumprir os protocolos da nota técnica da vigilância sanitária, todos os professores desta unidade se encontram em quarentena”, informa a pasta, por meio de nota.
Ainda segundo a secretaria da educação, os alunos desta escola estão com aulas remotas e com complementação pelo programa Escola na TV.
Retorno gradual
Segundo a secretaria da Educação, dos 47 mil estudantes matriculados na rede municipal, 26 mil participaram das atividades presencialmente.
Os alunos do ensino fundamental foram divididos em dois grupos (A e B), em atendimento presencial com até 50% da capacidade das escolas.
Já os alunos da educação infantil retornaram, excepcionalmente, com 50% da turma, em horário reduzido, divididos em dois turnos diários.
A organização da escala de frequência dos grupos foi realizada por cada unidade escolar.
O retorno ainda não é obrigatório e os pais de crianças e adolescentes que optarem por não levar os filhos para as escolas devem assinar um termo de opção.