Nos últimos dias, Ribeirão Preto soma uma série de roubos, desde embocada à motoristas em avenida da Zona Sul à assalto de uma joalheria em um shopping da cidade. A escalada da violência tem deixado os órgãos de segurança em estado de alerta, que preveem uma possível onda da criminalidade.
O especialista em segurança e tenente-coronel aposentado da Policial Militar (PM), Marco Aurélio Gritti, afirma que isso pode estar acontecendo em razão de prejuízos recentes do tráfico de drogas.
“Em regra, os crimes contra o patrimônio, sejam furtos ou roubos, têm tendência de ocorrerem por efeito de onda, sobretudo em um período que tivemos grandes apreensões de drogas, ou seja, algumas dessas ações visam ressarcir as quadrilhas e o tráfico de drogas do prejuízo sofrido com a grande apreensão”, explica.
A última grande apreensão de drogas na cidade foi na quarta-feira (25), em uma comunidade da zona Norte. Policiais do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) da PM, apreenderam mais de 200 kg de tijolos de maconha e prenderam um homem em flagrante por tráfico de drogas.
Outro lado
Em relação ao roubo de motoristas na avenida Adelmo Perdizza, na semana passada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), informou que nenhum suspeito foi preso até o momento. As diligências estão em andamento em busca de testemunhas e outros elementos que auxiliem na identificação da quadrilha.
Já em relação ao roubo da joalheria, nesta sexta-feira (27), no Ribeirão Shopping, a SSP afirma que foram solicitados exames ao IC [Instituto de Criminalística]. Ambos casos estão sendo investigados pelo 6º DP (Departamento de Polícia) do município. (Com EPTV)
LEIA MAIS – Polícia faz alerta sobre roubos de correntes de ouro em Ribeirão Preto