Nas últimas semanas, diversos internautas tem enviado fotos de tucanos ao acidade on Ribeirão. A ave geralmente encontra uma fresta pela janela ou entra pela varanda e já encanta os moradores com sua beleza e suas cores. Embora, muitos moradores relatem surpresa, o zootecnista Alexandre Gouvêa, do Bosque Fábio Barreto, comentou que a espécie tucano-toco (a do bico amarelo e longo) é comum na nossa região.
Alexandre explica o aparecimento dos animais têm ocorrido com frequência nas últimas semanas, pois este período do ano, entre a primavera e o verão, ocorre a época de reprodução dessas aves.
“No geral, é comum ver mais aves nesta época e o tucano-toco é o mais comum na nossa região. Por ser uma ave muito bonita, acaba chamando a atenção”, afirma.
Lulu Santos, Iza e Glória Groove e feira geek para curtir o final de semana em Ribeirão
Aérea de Ribeirão Preto serve palito de chocolate e cerveja nos voos
De acordo com ele, o animal é dócil e se alimenta de frutos e ovos e filhotes de outras aves ou pequenos roedores. “Vai até o ninho e pega os ovos e filhotes. Ele está buscando alimento”, afirma o zootecnista, que explica que essas aves estão procurando os “4 As”: acesso, abrigo, alimento e água.
“Por ser uma ave bonita, as pessoas dão alimentos e elas retornam”, disse. Porém, Alexandre recomenda que os moradores não alimentem os animais. Além disso, ele reforça que não é permitido que esses animais sejam adotados e criados como animais domésticos.
‘Presente da natureza’
O fotógrafo Ray Moreira conta que se deparou com um tucano-toco no apartamento em que mora no Jardim Botânico, na zona Sul de Ribeirão Preto, na manhã desta sexta-feira (14). Ray afirma que está morando na cidade há sete meses e que considera a visita como um “presente da natureza”.
“A primeira vez ele apareceu na área de serviço, foi enquanto fazia um bolo para aniversario da minha esposa. Isso na semana passada. Aí, logo no outro dia cedo ele apareceu na varanda, já era o dia do aniversário da minha esposa. Ela ficou maravilhada. Era 6h30 da manhã”, conta.
Ele disse que a ave não está machucada e acredita que ela tenha algum ninho na região, já que vizinhos também receberam a visita do animal.