Um estudante de Ribeirão Preto está entre as dez pessoas no Brasil que conseguiram tirar nota mil na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021. Pedro Henrique Machado de 17 anos afirma que conseguiu o feito por “dedicação e esforço”.
Aos 17 anos, Pedro se prepara para cursar economia na FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) na USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. Em entrevista à EPTV ele afirma que no terceiro ano do ensino médio intensificou o treino com redação.
Ele escreveu um texto por semana neste período para intensificar a técnica. Além disso, o estudante conta que a pesquisa por vocabulário, procurando sinônimos e significados para as palavras também o ajudaram a chegar na nota mil.
“Eu achava que tinha ido bem, mas não para mil. Quando veio mil eu fiquei surpreso”, disse. No ano passado, o tema da redação do Enem foi a “Invisibilidade e registro civil: Garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
“Se não tem registro civil, não tem como o estado direcionar políticas públicas para ele, por meio de censo, não tem como contabilizar, por exemplo, a ascensão ou regressão de diferentes etnias. Então acho que é um tema relevante nesta medida, porque contribui muito para a redução da desigualdade. Não tem como o estado fazer nada para melhorar a vida dela”, afirma.
Para o professor Marcelo D’Áurea Machado, que deu aulas para Pedro em um colégio particular da cidade, a clareza com que o estudante escreve também foi fundamental para alcançar a nota.
“Um dos diferenciais do Pedro é que ele sempre foi muito dedicado. A gente percebia que ele fazia praticamente todas redações, ele prestava muita atenção nos conteúdos que eram dados, ele sempre se importava com esse repertório e tinha muita clareza no texto”, conclui.