O médico e professor da USP (Universidade de São Paulo) Sandro Scarpelini, ex-secretário da Saúde de Ribeirão Preto, foi nomeado neste mês de dezembro para fazer parte do Grupo Consultivo Técnico sobre Cuidados Clínicos Integrados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
O grupo é responsável pela avaliação de cursos de cuidados clínicos primários, de emergência, operatórios e críticos da organização, que são destinados para países com poucos recursos na área da saúde.
Com vagas em Ribeirão e região, Banco do Brasil abre concurso público
Saiba como pedir isenção do IPTU 2023 em Ribeirão Preto
Scarpelini se junta a outros 21 profissionais de todo o mundo, para desenvolver cursos em Atendimentos de Urgência e Trauma. Os especialistas vão fazer revisões e organizar os cursos, em parcerias com as sociedades de especialidades médicas do mundo, para determinar quais serão disponibilizados pela OMS para os países membros da ONU (Organização das Nações Unidas).
A escolha dos integrantes do grupo pela OMS ocorreu através do currículo dos especialistas. Eles se inscreveram em edital aberto pela organização em 2021, que levou em consideração as experiências técnicas, mantendo paridade entre sexo, raças e diferentes países do mundo.
De acordo com Scarpelini, o objetivo é criar condições para implantar cursos compatíveis com a realidade dos países, principalmente, os mais pobres que têm “dificuldades na organização e financiamento da saúde”. O grupo fará os estudos e apresentará as propostas em dois anos.