Falsos recrutadores estão aplicando golpes em pessoas que buscam uma oportunidade de emprego, em Ribeirão Preto. Já são diversos os relatos de candidatos que caíram no ‘golpe da vaga’, de acordo com uma empresa de recrutamento e seleção de candidatos da cidade.
Segundo a Arco Verde Consultoria de RH, os criminosos utilizam as plataformas de emprego, como o Indeed, e até mesmo o WhatsApppara entrar em contato com as vítimas, oferecendo uma entrevista de emprego inexistente.
Após o primeiro contato, os golpistas afirmam que os candidatos foram selecionados para entrevistas de emprego, mas, para garantir o agendamento dela, solicitam o pagamento de uma taxa de R$ 40,00 via Pix.
“Esse golpe é especialmente cruel, pois atinge pessoas que estão em busca de oportunidades de emprego e muitas vezes estão em situações financeiras delicadas. É triste ver que há indivíduos se aproveitando da vulnerabilidade dessas pessoas”, disse Laís Nascimento, psicóloga e sócia proprietária da empresa de recrutamento e seleção.
VEJA TAMBÉM
USP abre concursos públicos com 88 vagas; Há oportunidades em Ribeirão Preto
IFSP na região de Ribeirão Preto tem vagas abertas para curso de eletricista de sistemas
Ainda de acordo com a especialista, uma empresa que sua consultoria atende, teve um perfil falso criado em uma rede de empregos e aplicou o golpe em uma mulher.
“Assim que fomos informados sobre essa prática enganosa, tomamos medidas imediatas para alertar nossos clientes e candidatos sobre o golpe. Além disso, registramos queixas formais às autoridades competentes para investigação”, explicou.
Como evitar cair no golpe
E importante saber que nenhum contratante deve solicitar o pagamento de alguma taxa para realizar uma entrevista de emprego, segundo a especialista. Ela também alerta para outros cuidados que o candidato deve ter:
- Verificar se a empresa está de fato com vaga aberta;
- Certificar se que o contato da empresa foi realizado por meio dos canais oficiais da mesma;
- Não clicar em links suspeitos que prometem altos salários para funções simples.
Além disso, se a empresa não realizar entrevistas presenciais ou via videoconferência, e apenas solicitar informações por e-mail ou aplicativos de mensagens, desconfie, pois isso não é uma prática comum.
LEIA MAIS
Tiramisú: aprenda a fazer versão simples de receita italiana