O adolescente Pietro Guimarães Bulgarelli Rosa, de 12 anos, foi diagnosticado no mês passado com um tipo grave de leucemia conhecida com leucemia mieloide aguda (LMA).
Internado desde o dia 30 de abril no Hospital Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto, é a mãe que o acompanha. Por conta do tratamento, ele está em um quarto isolado com restrições de visitas.
Segundo ela, os primeiros indícios da doença surgiram com sintomas de febres persistentes, dores no corpo e na perna e também algumas manchas roxas. Após ser submetido a exames no hospital, os médicos fecharam o diagnóstico.
“O tratamento de quimioterapia foi iniciado no dia 7 de maio e, por conta do tratamento, ele vai precisar de várias transfusões de sangue. Esse é o motivo da campanha”, explica Danielle Guimarães Bulgarelli Rosa.
Campanha
Com o apoio de familiares, amigos e da escola onde Pietro estuda, foi iniciada uma campanha nas redes sociais #todospelacuradepietro. O objetivo é ampliar a divulgação e convocar voluntários para doação de plaquetas ao menino que seguirá internado.
“Fiz o texto e comecei a divulgar e aí tomou uma proporção maior. Foi compartilhada na página da escola onde ele estuda, já tem várias pessoas indo ao banco de sangue. A gente tem recebido um carinho muito grande, até de pessoas que a gente não conhece, enviando mensagens de solidariedade”, conta.
Como fazer a doação
Os voluntários que quiserem doar plaquetas ao menino Pietro devem procurar a Fujisan Hemac do Banco de Sangue, localizado na rua Garibaldi, nº 1280, no Centro de Ribeirão Preto.
No local é importante informar que a doação será direcionada ao Pietro e, na sequência, os candidatos passam por uma avaliação para saber se são compatíveis e estão aptos ao procedimento.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados, das 7h até às 12h. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a equipe do Banco de Sangue pelo telefone (16) 2138-3298.