A filha de um homem de 76 anos aguarda reclama da demora da transferência do idoso para um hospital, para o tratamento do novo coronavírus (covid-19). Segundo Karen de Lima, filha de seu Adelino, ele está internado desde o dia 19 de março na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Treze de Maio esperando por uma vaga.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
Karen Lima conta que o pai foi diagnosticado com covid-19 no começo do mês passado e levado para UPA para que fosse medicado, após apresentar alguns sintomas, como dor de cabeça.
Desde então, precisou ser internado no Polo Covid, já que os médicos constataram que 50% do pulmão do paciente estava comprometido por conta da doença. Mas, em razão do agravamento da infecção, o idoso precisou ser intubado no último dia 23.
Karen disse que no último sábado (4), em contato com os médicos, a família foi informada que o idoso apresentava boa recuperação. Contudo, o quadro teria se agravado no último domingo e a família foi informada que o paciente precisava passar por sessões de hemodiálise.
“Essa transferência não sai. Ele não pode ser mais em número. Meu pai é uma pessoa muito forte. Ele entrou na UPA só para medicação”, disse Karen.
Pré-colapso
Por meio de nota, a secretaria da Saúde de Ribeirão Preto informou que o sistema de saúde do município está em situação de “pré-colapso” e, por isso, encontra dificuldades para atender todas as pessoas doentes.
No comunicado, a secretaria ainda informa que todos os pacientes moderados e graves atendidos nos dois Polos Covid, como a UPA da Treze de Maio, estão recebendo todas as medidas necessárias para o tratamento adequado das fases iniciais da doença.