O Bosque Zoológico Fábio Barreto recebeu três filhotes de coruja que foram resgatados, próximo ao quilômetro 355 da Rodovia Armando Sales Oliveira, em Pontal, cidade na região de Ribeirão Preto.
As aves da espécie Suindaras (Tyto Alba) estão em recuperação e foram encontradas por uma equipe da Entrevias, concessionária que administra a via. O objetivo agora é reabilitar totalmente os três filhotes, para que eles consigam retornar ao seu ambiente natural quando atingirem a fase adulta.
“Nós tentamos localizar os pais desses filhotes ou o ninho, mas onde elas foram encontradas não tinha nada e, se elas ficassem ali, poderiam morrer atropeladas. Para nós é gratificante saber que conseguimos resgatar e dar um destino adequado para essas aves”, afirma Osnir Giacon, Gerente de Meio Ambiente da Entrevias.
VEJA TAMBÉM
Tratamento contra o câncer do Hemocentro Ribeirão concorre a prêmio; Veja como votar
Previsão do tempo diz que pode chover em Ribeirão Preto; Veja quando
As Corujas Suindaras são estritamente carnívoras. No bosque, elas estão recebendo alimentação diferenciada, com diversidade na dieta.
Conhecidas por serem uma ave de rapina, elas utilizam as garras para pegar e levar embora suas presas que, em ambiente natural, são predadores de ratos, insetos, pequenos gambás, entre outros.
“Estamos privilegiando presas inteiras como camundongos, carne de frango ou bovina e evitamos alimentar apenas com presas para diminuir a monotonia alimentar”, disse o veterinário do bosque, Márcio Junio Lima Siconelli, em comunicado realizado pela prefeitura.
LEIA MAIS
Falcão, Gavião ou águia? Entenda as diferenças entre os rapinantes