A Polícia Militar Ambiental deflagrou, na manhã desta sexta-feira (29), a operação Pré-Piracema, com o objetivo de prevenir a pesca predatória em todo o Estado de São Paulo.
A ação vai até domingo (31), quando se inicia o período da piracema, no qual ocorre a reprodução dos peixes. As restrições à pesca vão até 28 de fevereiro.
Durante a época de reprodução é vedada a captura, transporte ou armazenamento de espécies nativas. Já para as espécies não nativas, é permitida a captura, porém com restrições.
VEJA TAMBÉM: Anhanguera registra 3 acidentes em trecho de 4 quilômetros
De acordo com a polícia, equipes realizarão bloqueios nas vias de acesso a locais de pesca, patrulhamentos às margens dos cursos d’água e policiamento a barco. Ao todo, 1.362 policiais militares participarão desta operação.
A polícia orientou os pescadores para que se atentem aos limites impostos durante o período. Caso desrespeite as regras, estão previstas multas administrativas entre R$ 700 a R$ 100 mil.
Já na esfera criminal, a pena varia de 1 a 3 anos de detenção. Além disso, todo o equipamento de pesca poderá ser apreendido.