O incêndio que atingiu o Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, ainda não foi completamente dominado. A situação começou na última quarta-feira (8) e obrigou os funcionários do centro de pesquisa a transferirem os animais para áreas mais seguras da fazenda – veja galeria abaixo.
Segundo a diretora do Instituto, Joslaine Cirilo, o fogo já destruiu cerca de 75% das pastagens e também áreas de reserva, que são difíceis de controlar. “É difícil porque os maquinários e caminhões não entram lá. Embora tenhamos trabalhado com muitos aviões jogando água [fornecidos pelas usinas desde quarta passada], hoje com o aumento dos ventos, o fogo chegou às bordas da mata e atingiu uma parte da pastagem, que ainda não tinha sido atingida”, disse.
O Centro de Pesquisa conta com 1.700 cabeças de gado, sendo 700 matrizes, que estão em época de parição. Realocadas em uma área próxima a fazenda, a nutrição desses animais passará a ser fornecida no cocho. “Vamos ter que refazer todos os planos, mas já recebemos uma sinalização de que virá uma verba emergencial [ da Secretaria da Agricultura] pra gente lidar melhorar com essa situação”, disse. (Com CBN Ribeirão)
LEIA MAIS – Nuvem de chuva ou fumaça? Entenda o céu branco de Ribeirão