Os incêndios que atingiram as margens da rodovia Anhanguera, na região de Ribeirão Preto, destruíram uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados, no último domingo (5).
As chamas se espalharam por plantações em Cravinhos e São Simão e, por conta da fumaça, foi necessário a interdição do tráfego de veículos. A destruição equivale a três campos de futebol.
Apesar do susto, não houve vítimas, segundo a ViaPaulista, concessionária responsável pela administração da rodovia.
CLIQUE E SAIBA TUDO O QUE ACONTECE EM RIBEIRÃO E REGIÃO
O primeiro incêndio, em São Simão, começou por volta das 13h20, na altura do quilômetro 267. A pista ficou interditada em ambos os sentidos até as 15h, provocando um congestionamento de 3 quilômetros. Ainda conforme a concessionária, o fogo atingiu uma vegetação de aproximadamente 10 mil m².
Já no segundo incêndio, às 17h, as chamas consumiram 20 mil m² de um canavial em Cravinhos. As pistas de ambos os sentidos ficaram interditadas até as 19h45, na altura do quilômetro 297. O pico de congestionamento chegou a 2 quilômetros.
As causas de ambos os incêndios, porém, ainda deverão ser apuradas.
Fumaça
Após ambos os casos, Ribeirão Preto amanheceu coberta por fumaça nesta segunda (6). Alguns bairros, inclusive, chegaram a “desaparecer” em imagens. Já a qualidade do ar despencou ao nível muito ruim, alertou a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).