Atualizada às 11h40
O Corpo de Bombeiros de Ribeirão Preto afirmou que a suspeita é que o incêndio em uma árvore de grande porte, na praça Francisco Schimidt, pode ter sido um acidente.
O fogo tomou grandes proporções e foi necessária intervenção da corporação, na madrugada desta terça-feira (3).
“As informações preliminares relatadas por moradores de rua são de que, talvez, algum dependente químico tenha ateado fogo de forma involuntária”, disse o sargento do Corpo de Bombeiros Edson Henrique Gomes, em entrevista à CBN Ribeirão.
LEIA MAIS – Árvore com risco de queda bloqueia parte de avenida em Ribeirão
O incêndio também gerou risco de queda da árvore e, por precaução, a Transerp bloqueou uma faixa e meia da avenida Jerônimo Gonçalves, no sentido à UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Central.
Equipes dos Bombeiros e da Prefeitura de Ribeirão atuam no local, nesta manhã.
“Trata-se de uma queima em profundidade, pois a madeira proporciona esse tipo de dificuldade. Ainda, essa espécie de árvore [seringueira falsa] tem uma resina que potencializa a queima. Com aplicação de água e espuma o local vai ficar seguro para que a equipe da prefeitura possa trabalhar”, disse o sargento.
As causas do fogo, contudo, ainda deverão ser apuradas.
Caso recente
No último sábado (31), uma outra árvore pegou fogo, em Ribeirão Preto. O incêndio ocorreu na praça José Mortari, na Vila Tibério, zona Oeste.
Moradores tentaram apagar as chamas com água em baldes, mas um dos galhos se desprendeu e atingiu a rede elétrica.
Houve intervenção do Corpo de Bombeiros e da CPFL Paulista.
Os moradores disseram à EPTV que a suspeita é que o fogo tenha sido provocado por um morador de rua.
Meio Ambiente
A Prefeitura de Ribeirão informou, por meio de nota de imprensa ao ACidade ON, que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza a análise das condições da árvore da praça Francisco Schimidt, um exemplar de Ficus Elástica, conhecida como seringueira falsa.
Também foram mobilizadas na operação equipes do Departamento de Limpeza Urbana e da Secretaria Municipal da Infraestrutura.
“De imediato, está sendo feita a redução de copa para poder diminuir o risco de quebra dos galhos e de queda da árvore. Foi necessário a remoção de postes de energia da praça para auxiliar nos trabalhos”, disse a nota.