A Polícia Militar Ambiental, Ministério Público de São Paulo e o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), realizam nos próximos dias 21, 22 e 23 de junho a Operação “Huracan II” em todo o estado de São Paulo.
A ação visa reforçar a prevenção de queimadas e/ou incêndios florestais. Ao todo participam 1.200 policiais militares, promotores de Justiça e técnicos do Gaema.
Na operação serão usados drones para avaliar se houve manutenção ou readequação às leis vigentes em relação às áreas irregulares constatadas na primeira fase.
Margens de rodovias, ferrovias, zonas de amortecimento de Unidades de Conservação (UC) e outros pontos de vulnerabilidade para incêndios serão alvo do Ministério Público e da Polícia Ambiental.
Conscientização
As equipes também devem orientar os proprietários rurais quanto às medidas de prevenção, a exemplo da manutenção dos aceiros nas plantações de cana-de-açúcar.
Haverá também ações de educação ambiental nas redes sociais alertando sobre o risco de arremessar bitucas de cigarros pela janela do carro, soltar balões e acender fogueiras.