A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto divulgou a programação do mês de março. As atividades serão oferecidas de formato híbrido, com encontros presenciais e on-line. Confira a programação:
Dia 5/03 (sábado), 18h
No dia 5, a Fundação traz mais uma sessão do Cine Fórum, com exibição e debate do filme “Eles Atiram em Cavalos, Não Atiram?” (1969), do diretor Sydney Pollack. O encontro será realizado na sede da Fundação (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América), às 18h.
O filme é um clássico da história do cinema e um dos mais representativos entre os lançados na época – na virada das décadas de 60 para os 70. Foi nessa época que, entre outras oportunidades, apareceram os concursos de dança, que testavam ao extremo a resistência dos competidores em troca de comida, roupas e alguns trocados. O filme faz uma severa crítica aos realities shows.
Dia 19/03 (sábado), 18h
O último encontro do Cine Fórum será no dia 19 de março, às 18h, com o filme “O Beco das Ilusões Perdidas”, de 1947. O longa é baseado no livro com o mesmo nome, de William Lindsay Gresham. O encontro será realizado na sede da Fundação (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Lançamento de livro
Dia 10/03 (quinta-feira), 19h
No dia 10, às 19h, a escritora Áurea Laguna lança o livro “Os Ilustradores das Obras de Monteiro Lobato”. A noite de autógrafos será realizada na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América).
Áurea é formada em Serviço Social e criou a Logus, primeira livraria de livros usados em Ribeirão Preto, em 1983. É especialista em Monteiro Lobato e desde 1998 publica artigos para jornais e revistas, além de projetos e oficinas literárias sobre o autor. Escreveu, em 2013, um livreto, “Homenagem a Monteiro Lobato”, e agora “Os Ilustradores das Obras de Monteiro Lobato”.
Clube do Livro
No dia 19 de março, às 16h, acontece o tradicional Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A obra “Agnes Grey” (1847), de Anne Brontë, entra no centro da roda de conversas do grupo, com a mediação da bibliotecária Gabriel Pedrão. O encontro acontece de forma remota, através da plataforma de reuniões ZOOM, no link: https://us02web.zoom.us/j/88467228937.
Contações de Histórias
Dia 05/03 (sábado), 10h
O primeiro encontro de contação acontece no sábado (5/3), às 10h, na Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547, Centro), com a professora, escritora e contadora de histórias, Elis, e será em homenagem a Tarsila do Amaral, uma das mais importantes artistas plásticas da primeira fase do Modernismo no Brasil.
Dia 19/03 (sábado), 16h
Também na Biblioteca Sinhá Junqueira, no dia 19, às 16h, a pedagoga, mediadora de leitura e contadora de histórias, Thayene Alves, apresenta a produção do poeta modernista Mário de Andrade, uma das figuras mais importantes da Semana da Arte Moderna de 22, autor de “Pauliceia Desvairada”.
Dia 26 (sábado), 10h
No último sábado, 26 de março, às 10h, a artista Thayame Porto realiza a contação de história inspirada na vida e obra de Ariano Suassuna. A atividade será realizada na sede da Fundação do Livro e Leitura (Rua Prof. Mariano Siqueira, 81, no Jardim América).