O Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto realiza neste sábado (19) a 2ª cirurgia das gêmeas siamesas Alana e Mariah, que nasceram unidas pela cabeça.
Segundo o hospital, a cirurgia deve ter início às 7h e a estimativa é que dure aproximadamente dez horas. A família é de de Piquerobi (SP), a aproximadamente 490 quilômetros de Ribeirão.
VEJA TAMBÉM
Sol ou chuva? Veja a previsão no fim de semana em Ribeirão Preto e região
Idoso bate carro em pilar de ponto de ônibus no Centro de Ribeirão Preto
“O procedimento foi minuciosamente planejado com exames clínicos, laboratoriais e de imagem de ressonância magnética e tomografia computadorizada, integrados em sistema de realidade virtual, em que os cirurgiões puderam visualizar com óculos especiais a anatomia dos crânios, dos cérebros e os vasos sanguíneos que serão abordados no ato da cirurgia”, explicou o HC.
A cirurgia deste sábado deve mobilizar aproximadamente 40 profissionais de diversas áreas do HC Criança e do HC, como neurocirurgia pediátrica, cirurgia plástica, pediatria, radiologia, enfermagem e de apoio.
As gêmeas passaram pelo primeiro procedimento no dia 6 de agosto deste ano.
Para a separação completa das siamesas ainda estão previstas mais duas cirurgias ao longo do primeiro semestre de 2023, conforme o hospital.
Haverá uma entrevista coletiva na próxima segunda-feira (21), às 9h30, no HC Criança, para que os médicos expliquem os detalhes da cirurgia e as expectativas para os próximos procedimentos.
Segundo caso no HC
A separação das gêmeas siamesas Alana e Mariah é o segundo caso acompanhado pelo Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto.
Em 2018 houve a separação das gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, que também nasceram unidas pelas cabeças.