- Publicidade -
CotidianoGNV: Veja quanto custa e trâmites para a conversão do veículo

GNV: Veja quanto custa e trâmites para a conversão do veículo

Gás natural veicular, o GNV, tem sido uma das alternativas encontradas pelos motoristas para tentar ‘driblar’ a alta nos preços da gasolina e do etanol no país

- Publicidade -

Os cilindros de GNV são acomodados no porta-malas do veículo e roubam um pouco o espaço – Foto: Divulgação / Fiat

Com a instabilidade do mercado internacional de Petróleo e os sucessivos aumentos dos combustíveis, motoristas têm recorrido à instalação do GNV (Gás natural veicular) em busca de mais economia. 

- Publicidade -

Em Ribeirão Preto, a procura pelo Kit Gás, cresce desde o ano passado. A comerciante Elise Magazoni Morais, dona de uma oficina homologada para fazer a conversão ao GNV na cidade, conta que em sua oficina, não há mais agenda para março e, em abril, metade do mês já está fechado com serviço. 

“A procura tem aumentado bastante desde o começo do ano, principalmente para quem trabalha com veículo, porque faz muita diferença (…) A economia sem sobra dúvidas, ele [o veículo] roda mais com metros cúbicos de GNV do que com etanol ou gasolina, tem ainda a emissão de poluentes que é bem reduzida, bem menor”, disse Elise. 

De acordo com ela, o custo médio de um kit de quinta geração com cilindro de 15 metros cúbicos, o mais instalado atualmente é de cerca de R$ 4.700,00. “O kit pode ser instalado em todos os veículos, porém dependendo do motor ou injecção eletrônica do veiculo vai ter mudanças nos kits do GNV.; a instalação é em dois dias”, explica. 

Passo a passo para fazer a conversão

O motorista que optar pelo uso do combustível GNV deve solicitar autorização prévia junto ao Detran-SP, que resulta na emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV). O serviço é solicitado por meio do e-mail autorizacoesprevias@detran.sp.gov.br e os seguintes documentos deverão ser digitalizados e encaminhados: 

- Publicidade -

Documento de identificação pessoal do proprietário do veículo
Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Se o registro do veículo ocorrer a partir de 04/01/2021, o documento que deve ser apresentado é o CRLV-e.
Requerimento de autorização prévia para modificação do veículo preenchido conforme modelo disponível no portal do Detran.SP 

Caso toda documentação esteja em ordem, será expedida a autorização prévia e encaminhada por e-mail ao cidadão, que poderá apresentar o veículo em qualquer Instituição Técnica Licenciada (ITL) para a realização de inspeção de segurança veicular, cuja conclusão resulta na emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV). 

Após a ITL, é necessário ir com o veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para obter o laudo que libera a realização da alteração de combustível. A pessoa realiza a vistoria em uma empresa credenciada somente uma vez, antes da instalação. Depois, vai à ITL anualmente obter o certificado para poder licenciar o veículo. A conversão do combustível do veículo deve ser realizada em oficinas especializadas e homologadas. 

O proprietário deverá solicitar o agendamento em qualquer unidade do Poupatempo para solicitar a segunda via do CRV ou a transferência, ambas com a informação de que há alteração de característica veicular, no caso, do combustível.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -