A Prefeitura de Ribeirão Preto informou, por meio de nota ao acidade on, que o sistema “Guardiões da Cidade” deve entrar em funcionamento ainda neste mês de março. O projeto prevê a instalação de 102 câmeras de segurança em áreas estratégicas da cidade. A promessa é antiga e vem desde julho de 2020.
VEJA TAMBÉM: Motorista perde controle e caminhão invade imóvel; Assista
Neste momento, 62 equipamentos já foram completamente instalados, informou a Secretaria da Casa Civil. Os outros 40, de acordo com as informações, aguardam a instalação de medidores de energia.
As câmeras já podem ser vistas em avenidas como Presidente Vargas, Treze de Maio e Costa e Silva. Ao todo, 40 equipamentos vão ser instalados no quadrilátero central. O restante ficará nas entradas e saídas do município.
O controle vai ser feito pela PM (Polícia Militar) e GCM (Guarda Civil Metropolitana), conforme a prefeitura.
Integração
Ainda de acordo com a secretaria, todas as câmeras já instaladas aguardam somente o cadastramento no Detecta, software de monitoramento inteligente desenvolvido pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).
O programa é capaz de alertar os órgãos de segurança sobre veículos furtados ou roubados. A expectativa é que, em vigor, o sistema também coíba os frequentes furtos de fios em semáforos de Ribeirão.