O Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto celebra, neste sábado (1), os 20 anos do primeiro transplante de fígado realizado na unidade.
A data é comemorada com a publicação de histórias de pacientes que transplantaram no HC e ganharam uma nova chance de vida. Hoje, são mais de 500 transplantados no HC de Ribeirão.
LEIA AS HISTÓRIAS NA REDE SOCIAL DO HC
Em 1º de maio de 2001, a primeira cirurgia foi realizado em um representante comercial de 48 anos, que sofria de complicações de uma hepatite C.
Cinco dias após o procedimento, o paciente já concedia entrevistas. O procedimento contou com aproximadamente 40 profissionais.
O cirurgião hepatologista do HC, professor Orlando Castro e Silva Junior, lembrou do primeiro transplante sob sua responsabilidade e de um imprevisto que ocorreu naquele dia.
“O celular tocou e do outro lado da linha a funcionária do hospital deu uma notícia: ‘Professor, o ar condicionado do centro cirúrgico parou de funcionar, teremos que cancelar o transplante’. E a resposta do cirurgião foi imediata: ‘De jeito nenhum, esse transplante precisa sair'”, recordou, via assessoria do HC.
O HC lembra que os transplantes são possíveis graças à doação de órgãos. O doador deve manifestar o desejo para sua família, que irá autorizar o procedimento.