O HC-RP (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto) informou nesta sexta-feira (5) que a primeira cirurgia de separação do novo caso de gêmeas siamesas que realizam tratamento no local, será realizada neste sábado (6).
Por meio de nota, o hospital afirmou que o procedimento foi ‘minuciosamente planejado e preparado durante meses’. As meninas nasceram unidas pelo topo da cabeça.
VEJA TAMBÉM
Cidade na região de Ribeirão tem concurso com salários de R$ 5 mil
Veja as exigências do Guns N’ Roses para show em Ribeirão
O caso foi revelado pelo acidade on Ribeirão em outubro de 2021. As irmãs nasceram em Ribeirão Preto, mas a família veio de Piquerobi, município que fica na região de Presidente Prudente. As identidades das crianças e da família não foram reveladas.
A cirurgia será realizada pelas equipes de Neurocirurgia Pediátrica e Cirurgia Plástica do Hospital das Clínicas. Cerca de 40 profissionais entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio vão participar do procedimento.
Caso pioneiro
Em 2018, o HC-RP realizou procedimento inédito para separação das gêmeas Maria Ysabelle e Maria Ysadora. Foi necessária uma série de exames e quatro cirurgias preparatórias.
De acordo com comunicado publicado pelos médicos Hélio Rubens Machado, chefe da divisão de Neurocirurgia Pediátrica do HC-RP, e Jayme Farina, chefe da divisão de Cirurgia Plástica do hospital, o novo caso é semelhante com o das irmãs Maria Ysabelle e Maria Ysadora.
LEIA MAIS
Maquiagem que dura por horas? Saiba todas as dicas