- Publicidade -
CotidianoHomem dado como morto liga para a família na região de Ribeirão Preto

Homem dado como morto liga para a família na região de Ribeirão Preto

Confusão ocorreu em UPA de Ribeirão com pacientes com nomes semelhantes, segundo a Secretaria Municipal da Saúde; Família já havia preparado velório em Bebedouro

- Publicidade -
O aposentado José Roberto Pereira, de 58 anos, ligou para a família para dizer que estava vivo (Foto: Reprodução / EPTV)
O aposentado José Roberto Pereira, de 58 anos, ligou para a família para dizer que estava vivo (Foto: Reprodução / EPTV)

 

 

- Publicidade -

Um homem, cuja família tinha recebido a informação de que ele havia falecido em uma UPA de Ribeirão Preto, ligou para os próprios familiares, em Bebedouro, para dizer que estava vivo. 

O erro da unidade da saúde localizada na avenida Treze de Maio levou a família do aposentado José Roberto Pereira, de 58 anos, a preparar o velório dele na última sexta-feira (17). 
 

VEJA TAMBÉM

Mega-Sena premia apostadores em Ribeirão Preto; Veja números sorteados

Prazo para vetar ou sancionar reajuste de prefeito e vereadores em Ribeirão está no fim
 

- Publicidade -

O caso foi registrado na Polícia Civil e a família disse que avalia entrar na Justiça por danos materiais devido aos gastos com o velório, além de danos morais

 

“Eu estava chorando e fique toda contente. Minhas pernas tremiam ainda porque pensava que era o corpo dele [do filho] que iria chegar ao velório”, disse a mãe Pereira, Lourdes Guerreiro, 83.

 

O aposentado, que mora em Ribeirão, precisou gravar um vídeo para a família que não acreditava que ele estava vivo. 

Familiares afirmaram que a equipe da UPA não permitiu o reconhecimento no local e liberou o corpo de outra pessoa para o traslado até Bebedouro.

Pereira contou que havia passado no trabalho do filho em Ribeirão, onde foi reconhecido por um amigo dele, que o alertou sobre a confusão.

 

“Ele [amigo do filho] se assustou e quase saiu correndo de mim”, disse Pereira. 

 

A família somente confirmou que o morto não era o aposentado José Roberto Pereira quando o caixão chegou ao velório. 
 

“Foi um misto de alegria com tristeza e desespero”, relatou a irmã Lourdes Pereira Liberato.

 

Equívoco

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto informou, por meio de nota de imprensa, que dois pacientes com sobrenomes semelhantes passaram pela UPA da Treze de Maio.

Um deles morreu e o outro é José Roberto Pereira, que foi medicado e liberado para deixar a unidade, conforme a Pasta.

Ainda de acordo com a família, um filho do aposentado foi chamado a comparecer à UPA, onde foi avisado por um funcionário que o pai havia morrido. Mas ele, contudo, alegou que não teve a chance de reconhecer o corpo.

A Saúde, porém negou que o representante da família tenha sido impedido de reconhecer o corpo.

A secretaria ainda não havia localizado a família do paciente que morreu.

A Pasta também afirmou que vai indenizar a família de Pereira pelos gastos com o velório. (Com EPTV)

 

Leia na íntegra a nota da Saúde sobre o caso:

“A Secretaria de Saúde informa que o fato ocorrido se trata de dois pacientes que possuíam nomes parecidos. Um deles, que a família reside em Bebedouro, foi em busca de atendimento médico na UPA da Treze, foi atendido e  medicado, porém deixou o local. Já o segundo homem recebeu atendimento, teve uma piora do quadro e, infelizmente, veio a óbito.  Esclarece que a Pasta já entrou em contato com a família e comunicou que irá indenizar a mesma pelas despesas geradas. Por fim lamenta o fato ocorrido e ressalta que irá apurar o caso para investigar se houve falha do setor responsável em seguir o protocolo de conferência dos documentos necessários para liberação do corpo.
Ainda não houve a localização da família do paciente que faleceu. Não procede a informação de impedimento para reconhecimento. A Secretaria da Saúde esclarece que não há proibição de reconhecimento do corpo, inclusive faz parte do protocolo”.

LEIA MAIS

Mulheres ganham canal para denunciar assédio em viagens rodoviárias

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -