Um homem foi preso, nesta quarta-feira (18), em uma operação da Polícia Federal (PF) contra pedofilia. Policiais cumpriram mandados de busca e apreensão nas cidades de Ribeirão Preto e Altinópolis e acabaram prendendo o suspeito em flagrante.
Nas diligências, a polícia constatou que o acusado estava compartilhando, produzindo e armazenando conteúdos com abuso sexual infantojuvenil.
VEJA TAMBÉM: Deficiente visual é assaltada em praça no Centro de Ribeirão
Segundo a PF, as investigações começaram a partir de relatórios enviados pelo NCMEC (National Center for Missing and Exploited Children), uma ONG internacional que recebe apoio do governo norte-americano para estabelecer mecanismos contra crimes relacionados a abuso infantil.
O suspeito é investigado por estupros de vulnerável ocorridos em 2018 e 2019, no Sul do País. Vale lembrar que, diferentemente do estupro, no estupro de vulnerával não há, necessariamente, conjunção carnal.
Na casa do homem, em Ribeirão, a polícia encontrou vídeos e fotos de abuso sexual infantil, o que resultou em sua prisão em flagrante. Na ação, também foram apreendidos dois celulares e duas mídias de armazenamento. Todo o material seria encaminhado à perícia.
Ainda de acordo com as informações, o suspeito morava em Guaratuba (PR). Não foi informado se os abusos foram praticados nesta cidade. Além de Ribeirão, a operação contou com apoio da Polícia Federal de Paranaguá (PR).
Data simbólica
A operação ocorre neste 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído oficialmente no Brasil em 17 de maio de 2000 através da Lei nº 9.970.