Uma mulher de 37 anos diagnosticada com dengue hemorrágica morreu nesta segunda-feira (21), no Hospital Santa Casa de Franca, a 90 quilômetros de Ribeirão Preto.
Segundo a Santa Casa, a paciente estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e foi transferida para o hospital na noite de domingo (20), após apresentar sintomas da forma mais grave da doença.
Os médicos aplicaram o protocolo do Ministério da Saúde para dengue hemorrágica, que se baseia em suporte clínico e expansão volêmica, pois não há droga específica para tratar a doença. A paciente, no entanto, teve uma piora e não resistiu à gravidade dos sintomas.
Procurada nesta terça-feira (22), a prefeitura de Franca informou que ainda não foi oficialmente notificada pela Santa Casa sobre o caso da paciente.
Dengue hemorrágica: fique atento aos sintomas
Em entrevista ao jornal da EPTV, o médico Fernando Crivelenti Vilar, do Hospital das Clínicas (HC de Ribeirão Preto), explica que a dengue hemorrágica faz parte de um conjunto de doenças, que também incluem hantavirose, leptospirose e malária na região Amazônica, que são caracterizadas por febre intensa, queda de plaqueta e hemorragia.
“Sem duvida nenhuma levanta um alerta na região para um possível aumento de casos de dengue (…) Na vigência de um quadro febril mais prolongado – dois a três dias, e surgimento de hemorragia cutânea, ou na gengiva ou no nariz, procure o médico para fazer o diagnóstico o mais rápido possível”, afirma Vilar.
VEJA TAMBÉM – Saiba se haverá onda de frio em Ribeirão Preto neste outono