A Santa Casa de Igarapava, município a 130 quilômetros de Ribeirão Preto, fechou metade dos leitos de UTI (Unidade Terapia Intensiva) para pacientes com sintomas do novo coronavírus (covid-19) por falta de medicamentos utilizados na intubação de pacientes, o chamado kit intubação.
LEIA MAIS – Pelo 3º dia seguido, Ribeirão tem mais de 500 internados com covid
O hospital tem equipes para atender até dez leitos de UTI, porém, tem operado com apenas cinco.
“Não tem no mercado a medicação para ser entregue. Temos a verba do governo, mas os fornecedores não têm. Quando tem, os preços são abusivos”, afirma o interventor do hospital, Marcelo Ormeneze.
Enquanto isso, 14 pacientes aguardam por vagas. “Nós temos a equipe formada, os leitos estão aí, mas não temos como atender esses pacientes. E nós não sabermos se algum outro município vai atender”, afirma a administradora do hospital, Leandra Vilarim.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a Pasta tem feito cobranças ao Ministério da Saúde para que seja realizado o abastecimento dos hospitais.
Na semana passada, o governo federal requisitou o fornecimento dos medicamentos aos laboratórios. A distribuição começou na última quarta-feira (24). (Com CBN Ribeirão)