Médicos do Hospital do Amor de Barretos, município a 120 quilômetros de Ribeirão Preto, realizaram uma cirurgia inédita pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para salvar a vida de um jovem de 19 anos, diagnosticado com o sarcoma, um tipo de câncer que atinge os ossos, músculos, cartilagens e nervos dos pacientes.
Foi montada uma equipe com mais de 30 profissionais para retirada do tumor e a reconstrução da face do estudante Gustavo Henrique de Moraes Porto, de 19 anos, com a técnica da microcirurgia.
“O osso estava totalmente devorado. Era muito impressionante”, disse o rapaz em entrevista à EPTV, ao comentar o diagnóstico da doença. Para o médico Renato de Castro Capuzzo, que participou da operação, o procedimento era essencial para salvar a vida do estudante.
“Ele, realmente, chegou em uma situação que a gente considera irressecável. O que isso significa? É aquele tumor que quando a gente vai retirá-lo, podemos lesar estruturas que são incompatíveis com a vida. Se a gente não operasse esse paciente, ele ia falecer”, explica o especialista.
A preparação para o procedimento demorou mais de três meses, em razão da complexidade. “Utilizamos as imagens radiológicas desse paciente para fazer o planejamento virtual da cirurgia”, conta o cirurgião.
O procedimento durou mais de 20 horas para ser concluído. Os cirurgiões transplantaram parte da pele e do músculo da perna do Gustavo. “Certamente, se ele ficasse sem a reconstrução, vai proporcionar uma péssima qualidade de vida”, comentou o médico Clayton Dias, que também participou do planejamento.
“Assim que acabou a cirurgia, que eu mantive os resultado positivos, a felicidade veio muito grande. Fiquei muito feliz em ter dado certo”, conta Gustavo, que se encontra próximo da cura do câncer. Ele ainda precisa de sessões de radioterapia para terminar o tratamento (com EPTV).