Um idoso de 80 anos de idade, com suspeita de leucemia, está à espera de uma vaga em hospital desde a noite do último domingo (20), em Ribeirão Preto.
Segundo a família, Geraldo Chierentin permanece na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Oeste e necessita de exames específicos que a unidade não oferece.
“Ele está reclamando de muita dor no quadril, deitado em uma cadeira, em meio a muita gente que passa por lá, e a equipe da UPA não está dando informação nenhuma para gente. É um caso grave, considerado de urgência, porém a vaga não sai, e ninguém sabe falar nada”, disse um familiar.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO
O idoso já teve câncer de próstata e chegou a passar por radioterapia, conforme o relato da família.
“Leucemia mieloide aguda é um caso de câncer bem grave que precisa de diagnóstico e tratamento rápido, e é uma forma de câncer rara. Como é que me mandam uma resposta que tem vários pacientes para esse caso? Ele não é paciente de covid”, questionou a familiar do idoso, ao comentar sobre uma resposta que teria sido enviada a ela por meio da rede social do prefeito Duarte Nogueira.
Esta resposta, contudo, tem sido padrão da Secretaria Municipal da Saúde, inclusive a pacientes com covid-19 à espera de vaga em hospitais.
Outro lado
O ACidade ON entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde e o posicionamento sobre o caso do idoso é o mesmo já enviado à família. Leia na íntegra:
“A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que a ordem de transferência de pacientes é decisão dos médicos que estão atuando na linha de frente e da disponibilidade diária de leitos nos hospitais. Não podemos interferir sem prejudicar as pessoas desta fila. Todos que estão aguardando vaga recebem o tratamento adequado”, disse, em nota.
Sobre a falta de informações do paciente à família na UPA Oeste, a Saúde orientou para que a assistente social da unidade seja procurada.