- Publicidade -
CotidianoIdoso com suspeita de leucemia espera vaga de hospital em Ribeirão

Idoso com suspeita de leucemia espera vaga de hospital em Ribeirão

Geraldo Chierentin, de 80 anos, está desde domingo (20) na UPA Oeste e família pede transferência para realização de exames específicos para a doença

- Publicidade -

Idoso está na UPA Oeste desde domingo (20) (Foto: Divulgação / CCS)

 

- Publicidade -

Um idoso de 80 anos de idade, com suspeita de leucemia, está à espera de uma vaga em hospital desde a noite do último domingo (20), em Ribeirão Preto.  

Segundo a família, Geraldo Chierentin permanece na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Oeste e necessita de exames específicos que a unidade não oferece.

“Ele está reclamando de muita dor no quadril, deitado em uma cadeira, em meio a muita gente que passa por lá, e a equipe da UPA não está dando informação nenhuma para gente. É um caso grave, considerado de urgência,  porém a vaga não sai, e ninguém sabe falar nada”, disse um familiar.   

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO

O idoso já teve câncer de próstata e chegou a passar por radioterapia, conforme o relato da família.

- Publicidade -

“Leucemia mieloide aguda é um caso de câncer bem grave que precisa de diagnóstico e tratamento rápido, e é uma forma de câncer rara. Como é que me mandam uma resposta que tem vários pacientes para esse caso? Ele não é paciente de covid”, questionou a familiar do idoso, ao comentar sobre uma resposta que teria sido enviada a ela por meio da rede social do prefeito Duarte Nogueira.  

Esta resposta, contudo, tem sido padrão da Secretaria Municipal da Saúde, inclusive a pacientes com covid-19 à espera de vaga em hospitais. 

Outro lado 

O ACidade ON entrou em contato com a Secretaria Municipal da Saúde e o posicionamento sobre o caso do idoso é o mesmo já enviado à família. Leia na íntegra: 

“A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que a ordem de transferência de pacientes é decisão dos médicos que estão atuando na linha de frente e da disponibilidade diária de leitos nos hospitais. Não podemos interferir sem prejudicar as pessoas desta fila. Todos que estão aguardando vaga recebem o tratamento adequado”, disse, em nota. 

Sobre a falta de informações do paciente à família na UPA Oeste, a Saúde orientou para que a assistente social da unidade seja procurada.

- Publicidade -
Ricardo Canaveze
Ricardo Canaveze
É repórter no portal ACidade ON Ribeirão Preto. Formado em Jornalismo pelo UNIFAE em 2003, tem uma experiência em editorias como Cotidiano e Polícia. Já atuou em emissoras de rádio no início da carreira na comunicação, a partir da década de 1990, e em jornais impressos como o A Cidade. Está no Grupo EP desde 2007.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -