O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prolongou até as 10h de terça-feira (27) o aviso de “perigo” para chuvas intensas em Ribeirão Preto e região. O temporal que atingiu a cidade nas últimas horas, deixou ruas e avenidas debaixo d’água na cidade – ao menos três carros e um caminhão ficaram parcialmente submersos na avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte) nesta segunda-feira (26).
De acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), choveu o acumulado de 80 milímetros entre as 21h de domingo (25), até as 11h desta segunda-feira (26). Isso é mais do que a metade de toda chuva registrada em Ribeirão Preto no mês de dezembro até então (150 milímetros).
Avenidas de Ribeirão Preto seguem com bloqueios devido à chuva; Veja os pontos
Veículos ficam ilhados em alagamento na Via Norte em Ribeirão Preto; Veja vídeo
O alerta do Inmet afirma que pode chover o acumulado de 50 a 100 milímetros ao longo do dia, com ventos intensos entre 60km/h e 100 km/h. Por isso, há risco de queda de energia, de galhos de árvores, além de alagamentos e descargas elétricas.
O órgão orienta a população que em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores e que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, porque há risco de quedas.
Caso seja necessário, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número de telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.