Quatro jovens foram flagrados pegando rabeira em um ônibus do transporte coletivo, na manhã desta segunda-feira (4), na rua Javari, zona Norte de Ribeirão Preto. Veja o vídeo abaixo.
A cena chamou a atenção de quem passava pelo local, pois dois adolescentes estavam agarrados nas lanternas traseiras do veículo, enquanto os outros dois seguravam a camiseta de um dos jovens para serem ‘puxados’.
Em determinado momento, um dos menores solta a camiseta do colega e começa a pedalar muito próximo ao ônibus. O coletivo fazia a linha R-308, que percorre trajetos a partir do bairro Valentina Figueiredo, na zona Norte, até o Centro da cidade.
Prática é ilegal e pode matar
No dia 13 de novembro deste ano, João Victor Lucena de Lima, de 15 anos, morreu depois de ter sofrido um acidente ao pegar rabeira com uma bicicleta em Ribeirão.
A prática da rabeira é ilegal, contudo, não é considerada crime pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Determinações do Código Penal e do CTB, voltadas à segurança do trânsito, enquadram o ato de ‘pegar carona’ em veículos automotores uma ilegalidade.
Lei contra ‘rabeira’
Um Projeto de Lei (PL) que proíbe pegar rabeira em veículos foi aprovado na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. Agora, para entrar em vigor, o PL precisa ser sancionado pelo Executivo.
A multa para quem desobedecer a norma, se aprovado pelo Executivo, será de 10 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), equivalente a R$ 342,60, na cotação atual. Em caso de reincidência, a multa deverá ser aplicada em dobro – equivalente a R$ 685,20.
Segundo autor do projeto, o vereador Paulo Modas (União), a proposta tem o objetivo de prevenir acidentes e conscientizar crianças e adolescentes sobre o perigo. A fiscalização, segundo o projeto, seria de responsabilidade da RP Mobi e da Guarda Civil Metropolitana.
O que diz a RP Mobi sobre a prática da rabeira?
Por meio de nota enviada a imprensa, a RP Mobi, empresa gerenciadora do transporte coletivo, disse que lamenta o ocorrido e orientou que os moradores da cidade denunciem a prática da rabeira à Polícia Militar (190) ou à Guarda Civil (153), para tomar as providências cabíveis.
O órgão ainda disse que “essa brincadeira também deixa o motorista em uma situação delicada, pois ao visualizar alguém em sua lateral ou traseira, sabe que não pode freiar bruscamente e nem continuar circulando normalmente, para não causar nenhum acidente”.
VEJA TAMBÉM
Incêndio atinge indústria de produtos químicos na região de Ribeirão Preto; Veja o vídeo
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre a Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: (16) 99117 7802.
LEIA TAMBÉM