A 2ª Vara Criminal de Ribeirão Preto condenou quatro pessoas acusadas de terem participado do assalto contra o ex-vice-prefeito Joaquim Alves de Rezende. O crime aconteceu no último dia 21 de junho e o ex-vice-prefeito, que tem 80 anos, sofreu um infarto após a ação dos criminosos.
Os réus Juliana Martins Leonardo de Oliveira e Marco Aurélio Inácio Lopes, foram condenados a 13 anos, 11 meses e 5 dias de reclusão em regime inicial fechado. Marcos de Souza foi condenado a 16 de reclusão e Clodoaldo Thadeu Caetano foi condenado a 16 anos e 8 meses de reclusão em regime inicial fechado.
Os quatro acusados foram defendidos pela Defensoria Pública. A reportagem do acidade on Ribeirão procurou os advogados que atuaram no caso, contudo não obteve retorno até a publicação da matéria.
VEJA TAMBÉM
Caminhão derruba fios e postes na zona Oeste de Ribeirão; Veja o vídeo
Mais ônibus da nova frota começam a circular em Ribeirão Preto; Veja as linhas
No processo, a defesa de Juliana pediu a absolvição da ré por considerar ausência de prova. Já o advogado que atuou nas defesas de Clodoaldo, Marco Aurélio e Marcos também pediu a absolvição dos acusados por considerar que a prova de autoria é “extremamente frágil”.
Contudo, o juiz Sylvio Ribeiro de Souza Neto considerou a ação procedente e que a participação dos envolvidos no crime foi comprovada pelas investigações da Polícia Civil. Os quatro condenados estão presos.
“Não bastasse o sólido e extenso arcabouço probatório, a ré Juliana confessou a prática delituoso e confirmou a participação dos quatro réus na empreitada criminosa”, escreveu o magistrado na Sentença.
“[…] não há dúvida de que se trata de três crimes de roubo, visto que a grave ameaça utilizando a arma de fogo foi dirigida contra Joaquim […] em face do patrimônio […], consistente no veículo VW/T CROSS, bem como pertences e celulares das vítimas”, aponta o documento.
O crime
O crime aconteceu na rua Santos Dumont, na Vila Tibério, zona Oeste de Ribeirão Preto, no dia 21 de junho, por volta das 22h. De acordo com o boletim de ocorrência, dois criminosos desceram de um carro, onde havia outras duas pessoas, e abordaram Joaquim Rezende e a esposa.
Os criminosos fugiram, mas uma equipe da Polícia Militar conseguiu identificar o veículo que transportava os ladrões. Os agentes de segurança deram sinal de parada, mas os bandidos não obedeceram.
Houve perseguição e com o apoio de outras viaturas, os criminosos foram detidos na rua Major Milton da Rocha Alencar, no Parque Ribeirão.
Joaquim Rezende sofreu o infarto enquanto realizava o registro da ocorrência na delegacia. O ex-vice-prefeito passou por uma cirurgia.
Ex-vice-prefeito
Além de ter sido vice-prefeito no primeiro mandato de Antônio Palocci, Joaquim Rezende foi vereador em Ribeirão Preto nos anos 1980, e secretário do Meio Ambiente na gestão Dárcy Vera. Ele também foi superintendente da Transerp e presidente da Fundação Feira do Livro.
LEIA MAIS