A Divisão de Bem-estar Animal (DBEA), ligado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, tem uma feira de adoção de animais permanente em sua sede, que fica na Via Norte, em Ribeirão Preto. No total, são 70 animais, entre gatos e cães, esperando para serem adotados.
Lojas passam a funcionar em horário especial em Ribeirão Preto
Biblioteca do Centro de Ribeirão realiza encontro das artes em dezembro
“Cada animalzinho traz uma história, muitas vezes ligada a abandono ou a maus tratos, mas também a capacidade de transformar a vida de seus adotantes, preenchendo sua casa e seu tempo com alegria, amor e carinho”, ressalta a chefe de Divisão de Bem-estar Animal, Danielle Soares Girolla.
É o caso da Léia, uma cachorrinha que foi resgatada em via pública e chegou à sede da Divisão convulsionando, com movimentos de pedalagem, conhecidos popularmente como “tique nervoso”, incapaz de se mover. Não se alimentava sozinha, sendo alimentada com papinha.
Após um tempo, os movimentos de pedalagem cessaram, mas ainda não era capaz de se manter em pé sozinha e continuava sendo alimentada pelos veterinários. A recuperação foi lenta, porém hoje ela está totalmente saudável, apta para adoção.
Quando acontece e onde fica a Divisão?
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h, na sede da DBEA, na avenida Eduardo Andrea Matarazzo, nº4255 (Via Norte). O telefone para contato é (16) 3628-2778.
Quais animais estão disponíveis para adoção?
Estão disponíveis para adoção gatos e cães. Todos estão castrados, vacinados, vermifugados e microchipados.
A DBEA realiza a reabilitação dos animais vítimas de atropelamentos, maus tratos, abandonados em via públicas, proporcionando o tratamento necessário por um veterinário e equipe devidamente treinada. Depois de recuperados, os animais ficam disponíveis para adoção.
Quem pode adotar?
Para adotar, é necessário:
- Ser maior de 18 anos
- apresentação de documento com foto
- Apresentação de comprovante de residência atualizado
Quem deseja adotar cachorro, é preciso levar uma guia para facilitar a locomoção e para quem deseja adotar gato, a indicação é levar uma caixa com ventilação, própria para transporte do animal
Adoção consciente
A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto compilou 17 informações necessário para uma adoção responsável e consciente, dentre elas:
1- É preciso estar ciente que o animal traz despesas (alimentação, cuidados veterinários e de higiene, entre outros) que devem ser consideradas no orçamento familiar;
2- Cães e gatos precisam de assistência veterinária ao longo de toda a vida. Precisam de vacina periódica, precisam de exames, precisam de cuidados sempre que necessário;
3- Eles precisam de comida e água fresca sempre à disposição;
SERVIÇO
Adoção Divisão de Bem-estar Animal
Local: avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), nº4255
Para mais informações, acesse aqui.