Um lobo-guará foi capturado dentro de uma residência na tarde deste sábado (5), na cidade de Barretos, a 120 quilômetros de Ribeirão Preto. Um vídeo gravado por moradores mostra o animal assustado correndo pelas ruas da cidade – veja um trecho acima.
Segundo o Corpo de Bombeiros, responsável pelo resgate, o animal foi localizado em um dos quartos do imóvel que fica próximo ao North Shopping. Após feita a observação, o bicho foi laçado e preso em segurança em uma caixa para o transporte.
Ainda de acordo com a corporação, o animal resistiu bastante, o que já era esperado por ser uma espécie silvestre. O lobo foi entregue à Polícia Militar Ambiental que fez a soltura em uma área adequada.
Mais sobre a espécie
Apesar de ter “lobo” no nome, ele tem um parentesco mais próximos com os cachorros do que dos lobos. O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e seu nome deriva do tupi-guarani, em que aguará significa vermelho.
O lobo-guará é o parente mais próximo do cachorro vinagre, que também é um canídeo nativo da América do Sul.
O animal chama a atenção por suas pernas longas e corpo esguio. Ele tem orelhas compridas e podem chegar a 74 cm de altura e pesar até 40kg,
Ele pode ser encontrado na região do cerrado do Brasil e também em países como Paraguai, Argentina, Bolívia e Peru. O lobo-guará vive em ambientes abertos das savanas sul-americanas e se alimenta de plantas, frutas e pequenos animais.
Apesar de não estar ameaçado de extinção, o lobo-guará vive em uma situação vulnerável em diversos locais pois o avanço humano em seu habitat natural ameaça sua sobrevivência.