Nove dias após o fim do lockdown em Ribeirão Preto, os primeiros resultados do período mais restritivo começaram a ser analisados e divulgados para a população. O primeiro deles veio à tona nesta terça-feira (30).
De acordo com Sandro Scarpelini, secretário municipal da Saúde, o número de novos casos contabilizados no Polo Covid e na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) do Centro caiu aproximadamente 50% neste período.
A taxa, no entanto, ainda não pode ser aplicada em outros patamares, como o de contaminação, internações causadas pelo novo coronavírus e até mesmo o de óbitos – tanto é que o representante da pasta admitiu, também nesta terça (30), que 13 pessoas estão intubadas na Treze de Maio.
Esse dado nunca foi tão alto como agora em 12 – intensos – meses de pandemia.
“O percentual ainda é preliminar, mas a gente acredita que precisa analisar um pouco mais os casos para saber se teremos, efetivamente, queda nas hospitalizações. Isso deve acontecer alguns dias à frente”, explicou o secretário. O prazo, porém, não foi cravado.
LEIA MAIS
Fase emergencial: Ribeirão prorroga decreto com restrições
Polos Covid de Ribeirão Preto têm 13 pacientes intubados
Até a publicação desta matéria, Ribeirão Preto tinha 528 pacientes com covid-19 internados nos hospitais públicos e privados da cidade, sendo 274 deles nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e 254 nas enfermarias.
A média de ocupação, segundo a plataforma leitoscovid.org, é de 94,16% – também uma das mais expressivas da história do município.