Mais uma vez, a taxa de isolamento em Ribeirão Preto ficou em 50%, de acordo com o Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo. Na última quinta-feira (18), Ribeirão Preto viveu o segundo dia de lockdown, imposto pela prefeitura, que tem o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus (covid-19).
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
Com o índice registrado na quinta-feira, Ribeirão Preto se manteve entre as 20 cidades do estado com a maior adesão ao isolamento social. Os números são parecidos, inclusive, com São José do Rio Preto, que também adotou medidas mais restritivas para o combate da pandemia.
Outras cidades da região aparecem entre as líderes do ranking, como São Joaquim da Barra (64%) e Batatais (59%), que apresentam os maiores índices de isolamento social em São Paulo. Bebedouro (55%), Monte Alto (52%) e Taquaritinga (51%) também estão na lista.
Para efeitos de comparação, na quinta-feira (11), quando as regras do lockdown ainda não estavam em vigor em Ribeirão Preto, o índice de isolamento social foi de 41% na cidade. Patamar parecido com o registrado na segunda-feira (15) e na terça-feira (16).
As regras do lockdown seguem em Ribeirão Preto até domingo, dia 21 de março. O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou que a prefeitura vai avaliar se a medida será prorrogada ou não.
Isolamento
A taxa de adesão ideal para controlar a disseminação do novo coronavírus, porém, é de 70%, conforme recomendação de autoridades de saúde.
Os números são do Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), do Governo de São Paulo, com base em dados de telefonia móvel para indicar as tendências de deslocamento.