O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realizou o primeiro transplante entre vivos após a pandemia. A cirurgia aconteceu na segunda-feira (22) e teve um motivo a mais para comemorar o retorno do procedimento: a doação do órgão foi de uma mãe para o filho.
Marcos Taylor Ferreira, de 9 anos, recebeu um dos rins da mãe Fratiane Ferreira Dias, de 42 anos, após uma espera de cinco anos, pois apesar da compatibilidade para a realização do transplante ser descoberta em 2019, a chegada da pandemia da Covid-19 interrompeu os procedimentos.
Segundo o nefrologista infantil Ivan Machado, desde que a mãe descobriu a necessidade do transplante, pediu para fazer os testes de compatibilidade. Porém, com a pandemia houve a suspensão e após esse período, tiveram mais dois anos de preparo.
A cirurgia foi realizada por uma equipe composta por especialistas em transplante renal, urologia pediátrica, nefrologia de transplante renal, nefrologia pediátrica e anestesiologia.
Reencontro da família
Mãe e filho se reencontraram nesta quarta-feira (24), após a realização do transplante. Ela [mãe] não escondeu o sentimento de alívio e gratidão.
“Eu me senti muito privilegiada de ter esse encontro com o Marquinho novamente, saber que ele está bem, que os exames estão ótimos”.
O pai de Marcos e esposo de Fratiane, Flávio Dias, conta que para ele a emoção foi em dose dupla.
“O momento mais difícil para mim foi o dia da cirurgia. Muita aflição. Mas, agora estou muito feliz com esse transplante. Quero poder abraçar ele e vida nova né”, desabafa.
Primeiro pedido do menino após cirurgia
O primeiro pedido de Marcos após a cirurgia e o reencontro com a família foi: “comer salgadinho”. O que a mãe, doadora, logo após o pedido explicou que o motivo é que ele [filho] nunca pode experimentar o alimento (veja vídeo).
SAIBA MAIS
Ribeirão Rodeo Music: Começa a competição internacional do rodeio
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Qual é o estado de saúde de Arlindo Cruz? Cantor é hospitalizado novamente