A Transerp aplicou 405 multas para motoristas flagrados circulando na faixa exclusiva do transporte coletivo urbano da avenida Independência, na zona Sul de Ribeirão Preto. A fiscalização começou no dia 16 de maio de 2022.
De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), a infração é gravíssima, com a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.
Atualmente, o trecho com corredores exclusivos de ônibus na Independência vai da rua João Penteado até a rua José Curvelo da Silveira. A via está sinalizada e possui paradas de ônibus junto ao canteiro central.
Veja a previsão do tempo para a semana na região de Ribeirão
Morre 5ª vítima de acidente com família de Sertãozinho
Com funciona
Nos locais onde há faixa exclusiva de ônibus em Ribeirão Preto, os motoristas só podem usar a via quando forem fazer uma conversão ou para entrar e sair de casas e lojas. Para isso, devem sinalizar com a seta.
“O manual brasileiro de sinalização de regulamentação, aprovado pela Resolução 180/2005 do CONTRAN, determina que nesses trechos deva haver a Placa R-32 (circulação exclusiva de ônibus), assinalando aos condutores de veículos que a área, via/pista ou faixa(s) é de circulação exclusiva de ônibus”, informou a Transerp.
Além dos ônibus, é permitida a circulação táxis devidamente caracterizados, com permissão válida emitida pela Transerp e que estejam transportando passageiros. Também podem transitar viaturas do Corpo de Bombeiros, da polícia, ambulâncias e veículos oficiais de fiscalização.
Localização dos corredores exclusivos:
– Centro: rua Américo Brasiliense, entre as ruas José Bonifácio e Visconde Inhaúma
– Centro: rua Visconde Inhaúma, entre as ruas Américo Brasiliense e Florêncio de Abreu
– Zona Sul: Na avenida Presidente Vargas, o trecho entre a rua Eliseu Guilherme e a avenida José Cesário Monteiro da Silva
– Zona Sul: Na avenida Independência, entre ruas João Penteado e José Curvelo da Silveira
Veja receita de torta de maçã com massa crocante e recheio cremoso