Mesmo com a decisão da Justiça que obriga a vacinação contra covid-19 sem agendamento, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que vai manter o cadastro para imunização do idosos.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou que as pessoas que fizerem o cadastro prévio, pelo site da prefeitura ou por telefone, vão poder tomar a vacina na hora marcada. Já quem não realizou o cadastro, vai precisar entrar na fila da vacina.
Até o momento, Ribeirão Preto já aplicou 109 mil doses do imunizante contra o novo coronavírus, sendo que 79,7 mil pessoas receberam a primeira dose e outras 29,6 mil pessoas já completaram a vacinação.
Mesmo com a manutenção do cadastro, o secretário da Saúde Sandro Scarpelini disse que nenhuma pessoa que procurou os postos de imunização deixou de ser vacinada por não ter feito o agendamento.
Medo de filas
A prefeitura teme que a liminar que libera a vacinação sem agendamento provoque filas e aglomerações nos postos de vacinação. “Medo de tudo isso ser perdido por falta de compreensão dessas informações”, declarou Scarpelini.
Segundo a secretaria da Saúde, 93% das pessoas com mais de 70 anos foram vacinadas contra a covid-19.
No pedido do promotor Carlos Cezar Barbosa, ex-vice-prefeito na gestão de Duarte Nogueira, nem todos os idosos do município reúnem condições de realizar o agendamento através dos canais que a Saúde disponibiliza.
LEIA MAIS:
Liminar obriga prefeitura vacinar mesmo sem agendamento
Internautas relatam instabilidade para agendar vacinação em Ribeirão