Mesmo com o avanço de Ribeirão Preto para a fase de transição do Plano São Paulo, que liberou o atendimento presencial do comércio e shoppings, os índices de isolamento social não apresentaram mudanças significativas, segundo o Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo).
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
De acordo com o levantamento, no domingo (18), primeiro dia da fase de transição, após um mês na chamada fase emergencial, o índice de isolamento social foi de 51%. No domingo anterior, dia 11, quando ainda estava em vigor a fase emergencial, o índice ficou em 52%.
Já na segunda-feira (19) e terça-feira (20), os dois primeiros dias úteis em que a fase de transição passou a valer, a taxa de distanciamento foi de 41%, segundo o Simi-SP. Índice similar ao registrado no mesmo período na semana anterior – nos dias 12 e 13 de abril.
Vale lembrar que a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), divulgada no início da quarentena, é que os municípios em condições críticas da covid-19 alcancem médias próximas a 70% de distanciamento.
Essas taxas são acompanhadas pelo SIMI-SP e medidas com base em dados fornecidos por telefonias móveis, a fim de indicar a tendência de deslocamento por região. As variáveis desta quarta-feira (21) ainda não foram computadas.
LEIA MAIS:
Veja o que pode reabrir na primeira semana da fase de transição
Veja quando buffets e similares podem reabrir em Ribeirão Preto