Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de um fígado de Palmas, capital do Tocantins, para ser transplantado em um paciente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. A missão especial foi compartilhada no Twitter oficial da FAB, na última quinta-feira (18).
O transporte foi feito em uma aeronave modelo U-100 Phenom. Em nota ao portal acidadeon, a FAB explica que tripulações dos Esquadrões de Transporte da FAB ficam de sobreaviso em tempo integral e em todo o país, para o cumprimento desse tipo de missão.
“A FAB mantém permanentemente disponíveis aeronaves para o Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) para atender às solicitações do Ministério da Saúde. Em 2022, até o mês de julho, as aeronaves da FAB conduziram 181 órgãos. Desde 2016, já foram transportados mais de 1.400 órgãos em todo o país”, disse em nota.
VEJA TAMBÉM
Câmara de Ribeirão vai investigar acusações de assédio contra vereador
Prefeitura de Franca tem concurso com salários de R$ 5 mil; Veja as vagas
Referência em transplantes
O transplante do fígado foi realizado em um paciente no mesmo dia pela equipe Integrada de Transplante de Fígado do Hospital das Clínicas, referência em todo o país. Em maio de 2021, a unidade completou em 20 anos do primeiro transplante de fígado, quando também ultrapassou a marca de 500 cirurgias realizadas em toda a história.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, um único doador pode beneficiar inúmeras pessoas, pois podem ser doados rins, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões.
Entretanto, a doação dos órgãos e tecidos só pode ser realizada no caso de paciente em morte encefálica ou parada cardiorrespiratória, se houver autorização de um familiar, como previsto em lei. Se os familiares não autorizarem, a doação não poderá ser realizada.