O morador de um condomínio está preocupado com o acúmulo de lixo descartado irregularmente em uma estrada rural nas proximidades do Royal Park, zona Sul de Ribeirão Preto. Estre os materiais descartados, estariam seringas e agulhas.
As fotos da denúncia (veja galeria acima) foram enviadas ao WhatsApp do ACidade ON: (16) 99117-7802.
De acordo com o morador, além do risco de contaminação, o descarte de objetos tem provocado a proliferação de animais peçonhentos nos condomínios da região. “Já fizemos contato com o poder público, mas a situação vai degringolando cada vez mais. Na semana retrasada, nos deparamos com descarte de lixo hospitalar, como agulhas e seringas. O problema é recorrente e, por isso, tem aparecido cobras e escorpiões no condomínio”, afirmou.
O morador também disse que há uma lagoa desativada nas proximidades da estrada e ele teme que o local sirva de criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue. “Como é período de chuva, a lagoa encheu e a água está parada”, declarou.
Outro lado
O Departamento de Fiscalização Geral da Prefeitura de Ribeirão Preto informou, por meio de nota de imprensa ao ACidade ON, que uma equipe deverá tentar identificar o responsável pelo descarte do lixo na estrada.
Já em relação à lagoa desativada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que fará uma vistoria no local “para verificar o que é preciso ser feito”. O prazo para que ambas as visitas sejam realizadas, porém, não foi informado.