Um morador de Ribeirão Preto flagrou três cavalos soltos na avenida Luíz Galvão César, no bairro Planalto Verde, zona Oeste. O carteiro Ronaldo Marques fotografou os cavalos no canteiro central da via, em frente a um supermercado, no último domingo (22).
Em denúncia enviada ao WhatsApp do ACidade ON – 16 99117-7802 -, ele alegou os mesmos animais podem ser vistos todos os dias na avenida, onde sempre há um intenso fluxo de veículos. Na última semana, um motociclista e um cavalo morreram após uma colisão, na região Norte.
“A população está correndo perigo de se acidentar, como já ocorreu recentemente. O risco de alguém morrer tá aí”, afirmou o denunciante.
Com receio, o morador também disse que comunicou a situação à Guarda Civil Metropolitana e à Transerp. Contudo, alegou ter ficado sem nenhum posicionamento.
Outro lado
A Secretaria do Meio Ambiente de Ribeirão Preto disse, por meio de nota, que a empresa terceirizada para o recolhimento dos cavalos deve ser acionada pelo 0800 8871511. O canal também está disponível para denúncias relacionadas a outros animais de grande porte.
“A empresa terceirizada recolhe o animal, avalia o seu estado de saúde, faz a microchipagem, além de verificar a propriedade e destinação adequada nos casos em que os proprietários não fizerem o resgate do animal”, contou.
A legislação brasileira proíbe o trânsito de animais em vias públicas sem a companhia do responsável. Em caso de danos, o tutor responde legalmente pelas ações.
De acordo com o artigo 183, do código do Meio Ambiente, é proibido o abandono de animais em vias públicas, o que configura infração de médio a grave delito.