Notícia atualizada às 19h de 9 de novembro de 2021.
Uma moradora do Jardim Jamil Seme Cury, na zona Oeste de Ribeirão Preto, alega ter encontrado 60 escorpiões dentro de casa nos últimos onze meses. Neste ano, duas crianças morreram picadas pelo animal na cidade (veja abaixo).
A mulher, que preferiu não ser identificada, afirma que os aracnídeos podem estar saindo de uma residência vizinha, que atualmente está desabitada. A denúncia foi enviada ao WhatsApp do ACidade ON: (16) 99117-7802.
LEIA MAIS: Vulcão em Ribeirão? Fumaça é fenômeno natural chamado turfa
À reportagem, a denunciante também disse que, no início do ano, sua cachorra foi atacada pelo aracnídeo. O animal foi medicado e não precisou de internação, conforme relato.
Temendo pela infestação, a moradora afirma já ter acionado o Controle de Zoonoses. Porém, o departamento teria dito que não poderia intervir no imóvel da vizinhança.
O que diz a prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que a Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde esteve no endereço junto com a proprietária e constatou que o imóvel foi recentemente pintado e limpo, por estar disponível para locação.
Além disso, foi observado que na casa existe uma piscina que está sem água e os ralos estão tampados, não existindo no momento nenhum tipo de berçário para escorpiões.
Mas, no muro dos fundos do imóvel existe uma fenda grande na divisa entre os imóveis, local que possivelmente seja o ponto de aparecimento dos escorpiões. Por isso, foi a proprietária foi orientada para que essa fenda seja fechada.
De acordo com a prefeitura, a denunciante e a dona da casa disponível para locação se prontificaram em resolver o problema.
Preocupação
Até o mês de outubro, Ribeirão Preto havia registrado 1.162 casos de picada de escorpião em 2021, segundo balanço oficial.
Entre as vítimas fatais estão duas crianças. Em 18 de julho, uma menina de 3 anos acabou não resistindo à gravidade do caso
Já em 31 de agosto, um menino de quatro anos foi picado e morreu após sofrer complicações.