Moradores da comunidade do Aeroporto que tiveram as casas danificadas pela queda de um eucalipto de 15 metros, na tarde desta sexta-feira (11), no Jardim Aeroporto, zona Norte de Ribeirão Preto, afirmaram que a árvore já apresentava risco de queda e que eles já haviam solicitado providências à prefeitura. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente disse, porém, que não recebeu nenhuma solicitação (leia abaixo).
De acordo com a Defesa Civil, o eucalipto atingiu ao menos nove imóveis e seis ficaram completamente destruídos na rua Pirangi. Quatro pessoas, entre elas crianças, tiveram ferimentos leves e passaram por atendimento na UPA Norte.
VEJA TAMBÉM
Multinacional oferece vagas para aprendiz na região de Ribeirão Preto
Enem: Estudantes não devem trocar sono por estudos, diz especialista
Os moradores chegaram a gravar um vídeo antes da queda em que mostravam o perigo da árvore. Eles citaram que o eucalipto estava invadindo e rachando o chão de algumas casas.
“A gente está correndo o risco de essa árvore cair, já rachou e está encostando na casa. A gente já ligou para a prefeitura”, afirmou uma das moradoras durante a gravação.
O que diz a Prefeitura
Apesar dos relatos dos moradores sobre o perigo da árvore no local, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ribeirão Preto afirmou, por meio de nota de imprensa, não ter recebido nenhum pedido para a retirada do eucalipto da comunidade do Aeroporto.
Ainda conforme a Pasta, uma equipe técnica realizaria uma vistoria para o caso de definir medidas preventivas em relação a outras árvores existentes no local.
Leia a nota na íntegra:
“A Secretaria do Meio Ambiente informa que não recebeu nenhuma solicitação de avaliação desta árvore. Ressaltamos que diante da gravidade da situação, equipe técnica irá até o local para realizar uma vistoria e se necessário tomar medidas preventivas com relação a outras árvores existentes.
Vale lembrar que a solicitação para avaliação deve ser feita pelo Portal da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto na Internet – ribeiraopreto.sp.gov.br – através do “Portal de Atendimento”, na página da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ícone “Serviços Prestados”. O interessado deve abrir um Processo Digital com base nas descrições contidas na página citada acima.
Após análise, as autorizações para extração emitidas são encaminhadas à Secretaria da Infraestrutura, responsável pelo manejo da arborização de áreas públicas, ou aos solicitantes, para que procedam à extração às suas expensas, no caso das árvores localizadas em áreas particulares.
Para mais esclarecimentos, os munícipes podem dirigir-se ao Poupatempo ou ligar para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, pelo telefone 3603-9138. Ainda, a Semas e a Defesa Civil foram acionadas para prestar auxílio”.