Morreu na tarde do último domingo (4), Vera Lúcia de Amorim Biagi, esposa de Maurílio Biagi Filho e uma das incentivadoras da restauração do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto. De acordo com comunicado divulgado pela família, Vera Lúcia morreu em São Paulo, em decorrência de um AVC.
Vera nasceu em Ribeirão Preto em 1945. Era filha de Henrique Berbet de Amorim e Alda Luiza Vianna de Amorim e casada desde 1967 com Maurílio Biagi Filho, com quem teve quatro filhos: Rodrigo, Marcelo, Roberto e Elisa e oito netos.
“Apaixonada pelas artes plásticas, cinema, dança e música, apoiou inúmeros projetos culturais, incentivou vários artistas. Protagonizou uma ação pontual junto à Fundação Roberto Marinho que viabilizou a restauração do Theatro Pedro II, pela qual foi homenageada em 2020 com placa de agradecimento na sala dos espelhos”.
Veja a previsão do tempo para Ribeirão Preto nesta segunda-feira
Casal de Ribeirão organiza viagem pela América do Sul a bordo de Mobi
Na década de 2000, liderou o projeto Nascente, que visava a proteção ambiental na antiga Fazenda Baixadão (hoje bairro Jardim Paiva) em Ribeirão Preto. Lá implantou ações de conscientização com os moradores e a comunidade do entorno, realizou atividades de cunho cultural, como apresentações musicais, desenvolveu um programa de coleta de lixo reciclável e coordenou o plantio de mais de 10 mil árvores.
“Na Maubisa, além de ser líder da área de responsabilidade social, dedicou-se com afinco para o processo de reestruturação da empresa e implantação da governança corporativa”, informa a família Biagi em comunicado.
O velório do corpo de Vera Lúcia acontece nesta segunda-feira (5), entre 10h e 13h, no Memorial Parque dos Girassóis – Sala Azaléia, que fica na avenida Afonso Valera, 350 – Recreio das Acácias, em Ribeirão Preto. Em seguida, o corpo será cremado em cerimônia reservada à família.
Repercussão
Em nota, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) lamentou a morte de Vera Lúcia Biagi. “Sempre dedicada à família, às causas sociais e à cultura. Contribuiu na restauração do Theatro Pedro II, patrimônio histórico de nossa cidade. Aos familiares, meus sinceros sentimentos”, disse.
A administração do Theatro Pedro II também lamentou nas redes sociais e lembrou que ela contribuiu para restauração do teatro. “Sabemos como a senhora Vera era uma pessoa admirável e que com certeza deixará um grande vazio no coração de todos que tiveram a honra e o prazer de conhecê-la”.
Já a Casa da Memória Italiana divulgou comunicado em solidariedade a família de Vera Lúcia.
“Dona Vera, além de membro da família Biagi, era uma grande entusiasta do Museu, sempre presente e apoiando a instituição. Lamentamos sua partida e também nos solidarizamos com toda a família, por tão grande perda. Estendemos nossas condolências aos familiares, parentes e amigos, nesse momento tão difícil”.